Que a iluminação é essencial numa casa é quase um lugar comum. Afinal, precisamos que os espaços estejam iluminados para que possam ser funcionais e deles possamos retirar o melhor usufruto. Mas a iluminação tem mais poder do que aquele que numa primeira abordagem nos possa ocorrer. Aliás, tem vários poderes, nomeadamente no que a projetos de decoração diz respeito.
A iluminação tem a capacidade de enaltecer outras opções decorativas, mas não deixa de encerrar escolhas de decoração em si mesma. O candeeiro certo faz toda a diferença e pode mesmo ser a peça central, por exemplo, de uma sala. E é ainda sobretudo à iluminação que cabe o papel de criar o ambiente ideal para cada divisão.
De candeeiros de teto a candeeiros de chão, passando também por candeeiros de mesa, são inúmeras as opções para iluminar e decorar os vários compartimentos de uma casa. Mas sabe qual deve escolher? Fique com algumas dicas partilhadas pela hôma - Happy Home Living.
Quais são os candeeiros mais adequados para cada compartimento?
Quando pensar na iluminação da sua casa a primeira tarefa é traçar um plano e definir os pontos de luz em conformidade com as necessidades de cada divisão: mais funcional ou mais decorativa? As exigências de uma cozinha, espaço de trabalho por excelência, são diferentes, das da sala, um espaço mais dedicado ao convívio e ao lazer, e do quarto, cuja atmosfera deve ser propícia ao descanso.
No caso da cozinha, os candeeiros suspensos podem ser uma escolha acertada. A nível de materiais, opções mais industriais coadunam-se na perfeição. Iluminar as bancadas onde são feitos os preparativos das refeições é imperativo, pelo que poderá querer apostar numa iluminação complementar, integrada nos próprios móveis.
© hôma
Já na sala, paralelamente aos candeeiros de teto - importantes para uma iluminação mais geral e também para iluminar a mesa, deixando brilhar o prato especial que preparou para o jantar - os candeeiros de pé podem ser um precioso ativo.
© hôma
Os candeeiros de pé não só garantem uma agradável luz de presença, se o objetivo for relaxar sentado confortavelmente no sofá, como conferem ao ambiente um timbre mais acolhedor. Investir em candeeiros cujos materiais sejam mais naturais pode dar aquele toque decorativo singular, mas se a escolha recair em materiais industriais pode ajudar a imprimir um cunho mais sofisticado à sala.
© hôma
Quanto ao quarto, a palavra de ordem deve ser tranquilidade. Mais uma vez, um candeeiro de teto pode dar o mote da iluminação geral do compartimento, mas também os candeeiros de mesa devem desempenhar um particular protagonismo. Não só são um excelente auxílio para consultar o relógio e saber se já são horas de acordar, como podem ser a ajuda ideal numa noite de insónias em que só a leitura de um livro ajuda a passar o tempo. Além do quarto, os candeeiros de mesa funcionam lindamente também na sala.
© hôma
Por fim, embora seja principalmente um ponto de passagem, nem por isso a iluminação do corredor é menos relevante, pelo contrário. Se quiser fugir à tradicional iluminação diretamente do teto, pendentes podem ser uma escolha divertida e ousada.
© hôma
Não se esqueça: iluminação e decoração devem ser complementares, sendo que espaços bem iluminados (e decorados) podem tornar a sua vida mais agradável. Na hôma - Happy Home Living poderá encontrar uma variedade de opções que ajudam a 'fazer luz' em sua casa.