De acordo com um novo estudo publicado na revista científica Science Direct e citado pelo site Nova Mulher, a ingestão diária de chá acarreta benefícios cognitivos e faz bem à saúde como um todo.
O psicólogo Lei Wang, da Universidade de Pequim, na China, e uma equipa de investigadores recrutaram 100 indivíduos que foram incumbidos de fazer um quebra-cabeças e completar associações de palavras com variados graus de complexidade.
Antes do começo das tarefas, cada voluntário recebeu uma chávena de água ou de chá preto para beber, ambos à temperatura de 42ºC.
Conforme explica o site Nova Mulher, os cientistas descobriram que os bebedores de chá alcançaram melhores resultados, comparativamente aos participantes que ingeriram água quando desempenharam uma tarefa criativa com nível elevado de dificuldade.
Porém, os benefícios do chá foram menores quando se tratou de um desafio de um nível de dificuldade mais baixo.
Adicionalmente, os cientistas determinaram que os voluntários que consumiram chá estavam mais felizes e mais interessados na tarefa que tinham em mãos, relativamente ao grupo que bebeu água.
"Os resultados são de importância prática para aqueles que se dedicam ao trabalho criativo ou que estão propensos ao cansaço", disseram os investigadores.
Leia Também: Sente-se desidratado depois de beber chá? Há uma razão