Tal como o exercício físico é capaz de manter o corpo saudável, a estimulação cognitiva consegue preservar e promover a saúde do nosso cérebro, através da frequente utilização da nossa mente, evitando a perda de competências ao longo do tempo. Foi a pensar nisso que a Infinitebook lançou o InfinitaMente, o primeiro caderno reutilizável de exercícios que estimulam o cérebro e promovem a saúde mental.
Desenvolvido pela marca de cadernos reutilizáveis, em conjunto com duas psicólogas da área da neuropsicologia, o caderno inclui 100 exercícios para todas as idades e com diferentes graus de dificuldade. O objetivo é estimular funções cognitivas como a orientação, a atenção, a memória, a linguagem e outras funções, para preservar e promover a saúde cerebral.
"As funções cognitivas podem ser entendidas como processos mentais que permitem desenvolver qualquer tarefa e possibilitam um papel ativo face à informação e estímulos. Foi para ajudar as pessoas a desenvolverem-se adequadamente no mundo que as rodeia que nos juntámos a duas psicólogas, a Cláudia Sousa e a Telma Miranda, que trabalham no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, para desenvolver esta ferramenta de impacto positivo à saúde mental", afirma Pedro Lopes, founder e CEO da startup Infinitebook, em comunicado.
O caderno InfinitaMente é aconselhado para pessoas adultas na presença de defeito cognitivo e para pessoas saudáveis, com o objetivo de potenciar e preservar a saúde mental. “O ponto de partida foi dar resposta ao declínio das funções cognitivas que o distanciamento social veio intensificar. A pandemia Covid-19 levou à implementação de medidas drásticas de distanciamento social que provocaram efeitos diretos e indiretos na saúde e bem-estar psicossocial dos adultos e idosos", notam Cláudia Sousa e Telma Miranda, psicólogas da área da neuropsicologia.
O InfinitaMente tem o valor de 24,90 euros e está disponível através do website da marca. Ainda assim, a startup compromete-se a oferecer 100 cadernos InfinitaMente, até ao final do ano, a IPSS que cumpram determinados critérios e se inscrevam para o efeito.
Leia Também: Saúde mental e dor crónica, qual é a relação? Psiquiatra explica