Idealizada em família, a TREZE The Lab é, mais do que uma marca de roupa, "um verdadeiro laboratório de amor", que se revela no respeito pela sustentabilidade, mas também nas histórias familiares que conta.
A ideia concretizou-se por insistência dos filhos mais velhos de Ana Rodrigues em criar uma marca de roupa que tivesse diretamente a ver com a família, explica a co-fundadora da TREZE The Lab. Com apenas 12 anos, Mariana começou a desenhar padrões, no confinamento, e a idealizá-los em peças de roupa. Ao Rodrigo, que está estar a formar-se em gestão de marketing, coube a responsabilidade de pensar de que forma poderia nascer a marca. "Sem que eu desse por isso, num dia de sorte nasceu a TREZE: um projeto cheio de amor e memórias contadas a três."
Já o nome, surgiu de forma natural. "O número 13 tem um significado muito especial na família. Vários acontecimentos importantes da nossa vida aconteceram - e ainda acontecem - em dias 13, nomeadamente o nascimento de uma das nossas avós. E é dela que vêm muitas das boas memórias que queremos passar para a TREZE", conta Ana Rodrigues ao Lifestyle ao Minuto.
A primeira coleção da marca já está cá 'fora'. Inspirando-se nas memórias felizes de um passado muito antigo, a marca lançou a 'Saudade Collection', inteiramente produzida em Portugal e repleta de peças com padrões criados de raiz. É destinada a meninas e mulheres, mas há já a promessa de incluir na marca o universo masculino. "Iremos ter uma coleção unissexo, que esperamos conseguir mostrar até ao final de janeiro."
Saudosista, mas contemporânea, a coleção é uma espécie de viagem ao roupeiro das avós. Captura o 'mood' do início dos anos 80, transmitindo-o em blusas, camisas e calças com padrões 'groovy', divertidos e vibrantes, que combinam o rosa, o laranja e o castanho.
A sustentabilidade da marca sempre foi um dos principais focos do trio. O compromisso começa na escolha dos tecidos às embalagens, passando pelas etiquetas recicladas e recicláveis. Neste lançamento, por exemplo, foram apenas utilizados desperdícios de tecidos que não iriam ter um final tão feliz. "É também por isso que a coleção é de edição limitada", esclarece a responsável.
Os preços das peças variam entre os 62 euros e os 95 euros. Para já, a compra é feita exclusivamente online.
Quem encomendar uma peça, irá receber, de oferta, um sabão artesanal feito de forma natural e ecológica, vegan e sem óleo de palma. E não é tudo: 1% das vendas servirão para ajudar o planeta, através das várias associações existentes.
Percorra a galeria para conhecer melhor as propostas da marca.
Leia Também: 10 peças da Tema Creations, a marca portuguesa de que todos falam