É normal expelir coágulos de sangue durante a menstruação? Esclareça aqui

É mais comum do que julga.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
18/11/2021 20:30 ‧ 18/11/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Menstruação

A menstruação pode ser desconfortável, especialmente se surgirem coágulos sanguíneos.  Contudo, nem todos os coágulos sanguíneos são prejudiciais. 

Ainda assim, e para que  nada fique por esclarecer, a Intimina preparou um conjunto de perguntas e respostas sobre o tema. Consulte abaixo:

Por que aparecem  coágulos?

Em primeiro lugar, importa esclarecer que o ciclo menstrual consiste em dois ciclos: o ovariano e o uterino. O ciclo ovariano ocorre quando um óvulo amadurece no ovário, deixando-o durante a ovulação. Se o óvulo não encontrar o esperma e não houver implantação, ocorrerá sangramento menstrual.

O uterino é o ciclo do útero. Após a menstruação, o revestimento uterino fica muito fino. Enquanto um novo óvulo começa a amadurecer no ovário, o revestimento do útero fica mais espesso e os vasos sanguíneos começam a enrolar-se e a encher-se de sangue. Isso ocorre porque o útero está a preparar-se para a gravidez - o tecido que aceita o óvulo fertilizado precisa de ser bem irrigado, ou seja, ter sangue suficiente, para que a implementação seja bem-sucedida. Se não houver gravidez, começará uma nova menstruação. Se houver muito sangue, este acumula-se e os coágulos sanguíneos podem começar a formar-se.

A segunda razão pela qual os coágulos sanguíneos ocorrem tem que ver com o facto de algumas citocinas (sinais) que promovem a formação de coágulos sanguíneos serem libertadas para prevenir o sangramento excessivo. E, por vezes, os coágulos sanguíneos chegam ao útero e depois deixam-no junto com o sangue menstrual.

No fundo, a coagulação ocasional é perfeitamente normal. No entanto, se tiver coágulos com muita frequência ou se os coágulos forem grandes, o ideal é conversar com o médico ginecologista.

Quais as causas?

Coagulação frequente, coágulos grandes e dor durante a menstruação podem ser sinais de uma condição que pode ser resolvida. Algumas delas são:

Miomas uterinos ou pólipos

Miomas e pólipos geralmente são benignos, mas podem bloquear a saída uterina ou impedir que o útero se contraia totalmente. Isso pode levar ao acúmulo de sangue e à formação de coágulos. Miomas e pólipos podem aparecer com outros sintomas, como dor durante o sexo (dispareunia), inchaço, manchas irregulares e problemas de fertilidade.

Endometriose

A endometriose é uma condição médica em que o revestimento uterino cresce fora do útero. Os sintomas podem ser graves. Nestes casos, poderá sentir dores e cólicas. Além disso, a menstruação pode ser muito intensa, causando coágulos. Outros problemas como questões de fertilidade também podem aparecer.

Adenomiose

A adenomiose é semelhante à endometriose, mas, neste caso, o revestimento uterino cresce na parede muscular do útero. Os sintomas são semelhantes aos da endometriose e o fluxo intenso não é incomum e podem levar a coágulos sanguíneos.

Mudanças hormonais

As hormonas são aquelas que controlam o ciclo (ciclo ovariano e uterino). Se houver alterações ao seu nível, pode levar a um fluxo sanguíneo mais intenso, acúmulo de sangue e formação de coágulos sanguíneos.

Aborto espontâneo

Muitas perdas de gravidez ocorrem antes que as mulheres saibam que estão grávidas e geralmente não apresentam quaisquer sintomas. Mas se o sangramento súbito e a coagulação começarem num dia fora do seu ciclo, pode ser um sinal de aborto espontâneo.

Distúrbios hemorrágicos e medicamentos

Os distúrbios hemorrágicos afetam a capacidade do sangue de coagular (existem vários mecanismos para isso). Por isso, o fluxo menstrual pode ser mais intenso e o sangue pode acumular-se no útero, facilitando a formação de coágulos. O mesmo se aplica aos medicamentos usados ​​para tornar o sangue mais fluido.

O que fazer se tiver coágulos sanguíneos?

Os coágulos sanguíneos menstruais são geralmente inofensivos - mostram que o seu sangue tem capacidade normal de coagulação e não deve ser motivo para preocupação. Mas se a pessoa se sentir ansiosa, é aconselhável consultar um médico ginecologista. Pode haver uma condição subjacente que leva a coágulos recorrentes ou muito grandes. 

Leia Também: É por este motivo que a sua menstruação é irregular e dolorosa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas