Foi desenvolvido um teste capaz de detetar os primeiros sinais da demência em apenas cinco minutos. A Avaliação Cognitiva Integrada (ICA), criada pela 'startup' britânica Cognetivity Neurosciences, está já a ser utilizada uso no Reino Unido e foi aprovada nos Estados Unidos.
Confirme explica a revista tecnológica Wired, trata-se de um teste semi-supervisionado que pode incluir um exame geral anual de rotina para maiores de 50 anos. As pessoas têm de tocar no lado direito do ecrã de um iPad quando veem um animal e no esquerdo quando a imagem não é de um animal. A rapidez e a precisão das pessoas são avaliadas, em conjunto com dados sobre a idade e, entre outros, o estilo de vida.
No final do teste, é atribuída uma pontuação que vai de um a 100. Acima de 50, indica um risco elevado de demência.
O psiquiatra Ivan Koychev, que já utilizou o ICA nas suas investigações, afirma que "têm existido desenvolvimentos que tornam mais provável que haja um benefício no diagnóstico precoce do que haveria há 15 anos". "A saúde cerebral vai tornar-se algo que as pessoas vão monitorizar e cuidar, tal como fazem com a sua saúde física", considera.
Leia Também: Há uma forma (simples) de travar o avanço da demência, sugere estudo