Fármaco para diabéticos pode aliviar sintomas de insuficiência cardíaca
É o que sugere um estudo, publicado na revista European Journal of Preventive Cardiology.
© Shutterstock
Lifestyle Insuficiência cardíaca
Os inibidores de SGLT2, utilizados para tratar doentes com diabetes, pode ser eficaz no alivio dos sintomas de pessoas com insuficiência cardíaca, revela um estudo publicado na revista European Journal of Preventive Cardiology.
De acordo com a investigação, o fármaco pode ajudar a melhorar a saúde de doentes com fração de ejeção preservada - quando o coração consegue bombear, mas não relaxa entre cada batimento, tornando-se incapaz de atender às exigências de oxigénio do corpo. Os autores do estudo acreditam que os inibidores de SGLT2 podem ajudar a reduzir o risco de morte e o número de hospitalizações, porque promovem a diurese, o que ajuda o corpo a livrar-se de fluidos extras, melhoram a tensão arterial e aumentam a produção de glóbulos vermelhos, que ajudam a fornecer sangue e oxigénio aos principais órgãos do corpo. O estudo sugere ainda que o uso deste medicamento faz com que a formação de cicatrizes no músculo cardíaco seja menor.
Os cientistas analisaram dados de quase 10 mil pessoas diagnosticadas com insuficiência cardíaca e fração de ejeção preservada. Durante dois anos, metade foi tratada com um inibidor de SGLT2, enquanto as outras cinco mil receberam um placebo.
Dados do estudo mostram que, quem recebeu inibidores de SGLT2 apresenta 22% menos probabilidade de morrer de causas relacionadas com o coração ou de ser hospitalizado por insuficiência cardíaca, face aos que não tomaram o fármaco.
Leia Também: Bomba relógio. O sumo poderoso com 2 ingredientes que reduz o colesterol
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com