Esta pode ser a chave para a prevenção do cancro, sugerem cientistas
É o que sugere um novo estudo.
© iStock
Lifestyle Cancro
E se o simples hábito de lavar os dentes pudesse ajudar a prevenir o cancro? Essa hipótese é levantada num artigo da revista The Scientist.
De acordo com a publicação, vários estudos sugerem que a bactéria oral Fusobacterium nucleatum pode aumentar o risco do desenvolvimento de cancro na boca e no pescoço. Quando esta entra na corrente sanguínea, também pode influenciar o aparecimento de tumores noutras zonas do corpo humano, nomeadamente na cabeça.
Até aqui, os cientistas relacionavam o aparecimento destas doenças com o tabagismo e o consumo de álcool. Porém, muitos doentes oncológicos negam ter esses hábitos, pelo que os cientistas viram agora as suas atenções para a periodontite, uma infeção bacteriana nos tecidos em redor dos dentes.
Citando um estudo publicado no ano passado, a revista revela que a investigação demonstrou que ratos infetados com bactérias orais desenvolveram não só mais tumores como maiores do que aqueles que não tinham sido infetados.
A The Scientist acrescenta ainda que, estima-se que cerca de 20% dos tumores humanos estejam relacionados com bactérias, sobretudo depois de os cientistas terem descoberto uma forte relação entre o cancro do cólon e a bactéria H. pylori nos anos 90.
Leia Também: Fígado gordo: O que é, como evitar e quais os perigos (incluindo cancro)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com