"Não é o ato de ficar sentado que pode originar o problema", garante João Araújo Teixeira, especialista em Cirurgia Geral, do Hospital Lusíadas Porto.
Os fatores mais frequentemente associados às hemorroidas são a idade, a gravidez, o mau funcionamento intestinal, infeções anais, a cirrose do fígado, a hereditariedade, a obstipação crónica e, como destaca o médico, o esforço excessivo durante a evacuação. "O hábito que as pessoas obstipadas têm de permanecer muito tempo na sanita, fazendo grande esforço para evacuar", provoca um "aumento da pressão dos vasos hemorroidários" e pode originar hemorragia anal (anurragias), explica o médico, citado no portal Lusíadas. "Em alguns casos, as hemorroidas internas prolapsam e exteriorizam-se."
A obstipação, acrescenta, está normalmente relacionada com a falta de líquidos e de fibras, pelo que alerta para a importância da alimentação. "Deve ser dada atenção primordial à mudança de hábitos dietéticos, não só para prevenção, como para o sucesso do tratamento da doença", sublinha.
Leia Também: Quatro sinais de que tem falta de ferro