Esperar 60 segundos pode salvar a vida de bebés prematuros. Entenda aqui
É o que aponta um novo estudo, publicado na revista científica The Lancet Child and Adolescent Health.
© Shutterstock
Lifestyle Bebés prematuros
Um estudo, publicado na revista científica The Lancet Child and Adolescent Health, revela que esperar 60 segundos antes de cortar o cordão umbilical faz com que os bebés prematuras tenham mais hipóteses de sobreviver.
"Esperar um minuto antes de cortar o cordão umbilical em bebés prematuros que não requerem reanimação imediata pode garantir que mais 50 mil sobrevivam sem grandes incapacidades", defende Kristy Robledo, investigadora da Universidade de Sydney.
A investigação, citada pelo Science Alert, foi conduzida em 25 hospitais de sete países. Os autores do estudo analisaram mais de 1500 bebés prematuros dois anos depois de terem nascido. Os investigadores sugerem que enquanto se atrasa o corte do cordão, mais sangue flui da placenta para os bebés, com glóbulos vermelhos, células do sistema imunitário e células estaminais. Tudo isto ajuda os recém-nascidos a atingir níveis saudáveis de oxigénio, bem como a controlar infeções.
Cruzando dados de um estudo estudo, concluíram ainda que esperar mais de 30 segundos reduz o risco relativo de morte e invalidez aos dois anos em quase um quinto dos bebés.
Leia Também: Covid-19 reduziu significativamente a amamentação de bebés, alerta estudo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com