Cinco tradições (algumas insólitas) de passagem de ano à volta do mundo
Considera-se supersticioso? Então, tem mesmo de ler este artigo.
© Shutterstock
Lifestyle Passagem de ano
Por cá comemos passas, mas há várias superstições à volta do mundo que devem ser cumpridas na última noite do ano por quem acredita na sorte.
Curioso? A marca Costa Nova reuniu uma mão cheia de tradições de passagem de ano. Ora espreite!
1- 12 passas
Embora tenha sido adotada por muitos países, incluindo Portugal, esta tradição surgiu em Espanha, no século XX, com o objetivo de escoar a produção de uvas. A cada badalada é ingerida uma uva (ou uva passa) e é pedido um desejo para o novo ano. Caso não seja fã de passas, poderá substituí-las por outros frutos secos, como a amêndoa, a avelã ou nozes. Caso prefira uma alternativa menos convencional, pode optar por mirtilos, framboesas ou até mesmo tremoços.
2- Porquinhos da sorte
Na Áustria e Alemanha, além do menu do jantar incluir porco, a mesa é também decorada com pequenos porquinhos feitos de massapão (marzipanschwein), pois são considerados símbolos de sorte. Além disso, é habitual fazerem porquinhos para serem oferecidos como lembrança.
3- Cotechino com lentilhas
Em Itália é comum servir-se uma espécie de salsicha com lentilhas. As lentilhas representam sorte e riqueza.
4- Kransekage
Na Noruega são utilizadas garrafas, habitualmente de vinho ou espumante, para servirem de base a uma pequena árvore de argolas de bolacha ou massapão, que são decoradas a gosto.
5- Partir peças de porcelana
Na Dinamarca, entre outras culturas, familiares e amigos partem peças de louça à porta das casas uns dos outros. A ideia é que quantos mais cacos tiverem à sua porta no dia seguinte, mais pessoas lhes querem desejar sorte e mais felicidade terão.
Leia Também: Saiba como manter as suas resoluções de Ano Novo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com