Suplementos alimentares reduzem risco de doença autoimune?
Saiba o que dizem os especialistas.
© iStock
Lifestyle Doenças cardíacas
Cientistas do hospital Brigham and Women's em Boston, nos Estados Unidos, sugerem que a toma diária de suplementos de vitamina D e de ácidos gordos essenciais ómega-3 pode reduzir o risco de desenvolver artrite e outras doenças autoimunes, como a psoríase.
Os investigadores descobriram que os adultos de meia-idade que tomam doses diárias de vitamina D e ómega 3 têm menos 22% e 15% de hipóteses de desenvolverem uma doença autoimune, respetivamente. Os autores do estudo, divulgado no British Medical Journal, entendem, ainda assim, que o tema deve ser aprofundado em investigações futuras.
Este estudo envolveu a participação de quase 26 mil pessoas acima dos 50 anos, durante um período de cinco anos. Os voluntários foram divididos aleatoriamente em quatro grupos, permitindo aos cientistas testar os efeitos de um suplemento diário de vitamina D e ácidos gordos ómega-3. Dois grupos receberam os suplementos e aos restantes foi administrado placebo.
Dos doentes que receberam vitamina D, apenas 123 desenvolveram uma doença autoimune, em comparação com 155 no grupo do placebo. No grupo de ómega 3, foram registados 130 casos de doença autoimune. O grupo do placebo registou 148 casos.
Leia Também: Curcuma, a raiz que reduz o colesterol e ajuda a tratar artrites
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com