Sete concelhos do Baixo Tâmega iniciaram um projeto para criar um roteiro turístico assente no vinho verde e na gastronomia, complementado com a certificação de produtos do território, segundo a associação de municípios.
O projeto designa-se 'BTinova 2.0', envolve os municípios de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Resende contempla ainda "ações de qualificação dos agentes do território".
A Associação Empresarial de Amarante é parceira da Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) neste consórcio, no âmbito de uma candidatura ao Sistema de Ações Coletivas - Qualificação", aprovada pelo programa operacional Norte 2020.
Representantes das várias autarquias reuniram-se recentemente em Amarante, num encontro que, segundo Cristina Vieira, presidente da AMBT, "permitiu operacionalizar as próximas etapas do projeto, através de ações conjuntas nas áreas do marketing digital, harmonização de vinhos e estruturação da oferta turística". Vai seguir-se, acrescenta a autarca de Marco de Canaveses, "um conjunto de ações de capacitação individuais em empresas ligadas ao setor do enoturismo, que irão integrar o roteiro "Verde Sentido".
"Trata-se da aposta mais distintiva deste projeto e uma marca que tem vindo a associar os operadores turísticos, os restaurantes e as unidades hoteleiras, em torno da ideia de oferecer serviços de animação turística de excelência e em parceria", concluiu Cristina Vieira, citada num comunicado enviado à agência Lusa.
O projeto prevê, por outro lado, até setembro deste ano, entre outras medidas, a criação de um sítio na Internet e uma aplicação digital, além de uma campanha de marketing para "dinamizar as ofertas turísticas de forma integrada, na região".
Leia Também: Bebe um copo de vinho de vez em quando? Temos más notícias para si