Covid: 90 minutos de exercício após vacina pode aumentar proteção

Saiba o que dizem investigadores da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
17/02/2022 08:35 ‧ 17/02/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Fazer exercício físico de intensidade leve a moderada após a inoculação contra a Covid-19 contribui para aumentar a resposta imunitária, de acordo com um estudo publicado pela revista científica Brain, Behavior, and Immunity.

"Uma quantidade específica de exercício pode aumentar a resposta de anticorpos do corpo à vacina da Pfizer e a duas vacinas para a influenza", diz Marian Kohut, autora do estudo.  De acordo com os investigadores, 90 minutos de exercício – como caminhar, correr ou andar de bicicleta – melhora os efeitos dos imunizantes. Por outro lado, treinos de apenas 45 minutos não demonstraram ser suficientes para aumentar o nível de anticorpos contra a Covid-19.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos, realizaram o estudo em duas fases: analisaram os anticorpos de 70 pessoas que receberam vacinas contra a gripe e a Covid-19, e de, aproximadamente, 80 ratos. Segundo os mesmos, os participantes que andaram de bicicleta ou fizeram uma caminhada em passo rápido, durante mais de uma hora, produziram mais anticorpos nas quatro semanas após a toma da vacina, em comparação com os que nada alteraram nas suas rotinas.

Os cientistas obteram resultados idênticos em testes realizados com animais. Neste caso, os ratos foram colocados em passadeiras de correr.

Leia Também: Como se comporta a Ómicron nos vacinados? Eis oito sintomas comuns

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas