Atividades diárias simples que pode fazer sem sair de casa ou jardinagem podem reduzir o risco cardíaco em até dois terços, de acordo com um novo estudo.
Especialistas da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, descobriram que o simples ato de permanecer de pé e realizar tarefas domésticas pode proteger os corações das mulheres mais velhas.
Segundo os investigadores, ações como lavar a loiça ou aspirar podem contribuir para a atividade diária.
Leia Também: Glóbulos vermelhos podem ajudar a prever risco de morte e enfartes. Como?
No estudo, passar quatro horas por dia a fazer atividades leves, como tarefas domésticas, jardinagem, cozinhar ou tomar banho reduziu o risco de incidência de doenças coronárias.
As pessoas que realizaram essas atividades apresentaram um menor risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral, comparativamente às que fizeram menos de duas horas de tarefas.
Steve Nguyen, da Universidade da Califórnia em San Diego, disse: "todo o movimento conta para a prevenção de doenças".
"Estar ativo o mais possível, o que inclui atividades que fazemos de pé e fora das nossas cadeiras, resulta num menor risco de doenças cardiovasculares".
O estudo incluiu 5.400 mulheres americanas com mais de 63 anos e usou aparelhos eletrónicos para acompanhar o seu movimento diário.
Nas mulheres que passavam quatro horas por dia a fazer tarefas domésticas, o risco de morrer de doença cardíaca desceu para 62% e o risco de AVC caiu para um terço.
Mulheres mais ativas também tinham 43% menos chances de desenvolver doenças cardíacas ou arteriais, revelaram os cientistas no Journal of the American Heart Association.
Leia Também: Este hábito 'inocente' do dia a dia aumenta risco de sofrer um AVC