A clínica BodyConcept sabe que as estrias é uma das grandes preocupações das mulheres portugueses e por isso mesmo partilhou num comunicado uma sugestão de tratamento e de alimentos que ajudam a tratar e a prevenir a condição cutânea. A saber:
Tratamento
A microdermoabrasão é um tratamento que promove a regeneração da pele a partir da revitalização da sua camada mais superficial. Através da utilização de pequenos e finos cristais, este tratamento realiza uma esfoliação mecânica capaz de remover a camada externa da pele, composta por células mortas.
A remoção da camada córnea da pele possibilita a sua regeneração, com o surgimento de novas células capazes de reestruturar a textura da pele e conceder-lhe uma aparência mais saudável e jovem.
Leia Também: Evitar estrias! Aposte nestes três alimentos ricos em colagénio
Esta técnica, não invasiva, além de eliminar as impurezas que, ao longo do tempo, se fixam na superfície da pele, demonstra uma elevada eficácia no tratamento de estrias.
Alimentos que ajudam a prevenir:
Para além do tratamento, sabia que o colagénio contribui para manter uma pele firme e elástica, evitando o aparecimento de estrias e melhorando a aparência da pele, ajudando também a retardar o processo de envelhecimento da derme?
Nesse sentido, a BodyConcept recomenda oito alimentos que deve consumir para evitar as estrias e a consequente flacidez da pele:
Laranja
A laranja é rica em vitamina C, um dos melhores aliados para a síntese do colagénio, proteína responsável por dar estrutura, firmeza e melhorar a elasticidade da pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Alho
O alho é um alimento rico em enxofre, mineral essencial para a produção de colagénio. O seu consumo ajuda a manter a pele firme e elástica, e a sintetizar a queratina, proteína que ajuda a evitar perdas desnecessárias de água da pele.
Batata-doce
A presença da vitamina A, na batata-doce, ajuda a evitar as estrias por participar na formação de novas células na pele. É também rica em antioxidantes que ajudam a expulsar as toxinas acumuladas no organismo.
Tomate
O tomate, para além de ser rico em vitaminas A e C, possui ainda a ação antioxidante da vitamina E que ajuda a manter a derme bonita e livre de marcas. O licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, também ajuda a neutralizar os radicais livres que atacam as células saudáveis do organismo.
Banana
A banana é rica em zinco que, como a vitamina C, também ajuda a diminuir o risco de estrias por participar na formação do colagénio. Além disso, o manganês também auxilia na produção do colagénio e no fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose.
Cenoura
A cenoura ajuda na formação de novas células por ter vitamina A na sua composição e vitamina C, que auxilia na síntese do colagénio. Por ser muito rica em água também ajuda a hidratar o corpo.
Feijão
O feijão é fonte de ferro, potássio e proteínas, mas também em zinco, um mineral que age na síntese do colagénio. A cada 100 gramas consumidos, adquire-se 2,30 mg do nutriente.
Sementes de melancia
Também muito ricas em zinco são as sementes de melancia, já que apresentam 10 mg de zinco para cada 100 gramas do alimento! Antes de as consumir, triture-as no liquidificador e utilize-as em preparações de bolos, pães, sopas ou caldos.
Leia Também: "Nunca foi uma questão para mim", diz Giovanna Ewbank ao mostrar estrias