Unhas quebradiças? Saiba o que dizem sobre a sua saúde
Revelamos tudo!
© Shutterstock
Lifestyle Doenças e sintomas
As suas unhas partem-se facilmente? Não ignore este sintoma, pois pode indicar que algo não está bem no seu corpo e, em caso graves, problemas do fígado, pulmões ou até mesmo do coração.
Com isso em mente, a dermatologista Adriana Vilarinho identificou, em declarações ao portal Toda Teen, os sinais de alarme a que deve estar atento:
Unhas claras
Podem indicar deficiências nutricionais, problemas hormonais, falta de proteína, ferro ou até mesmo uma anemia.
Esbranquiçadas
Pode ser sinal de doenças hepáticas, doenças renais, cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes, infecção fúngica, vitiligo, hanseníase ou até uma alteração genética.
Amareladas
Unhas amareladas podem ter origem numa reação a algum medicamento ou uma infecção fúngica. Em casos mais graves, indicam doenças pulmonares, hepáticas, psoríase e diabetes.
Manchas brancas
São mais comuns do que julga. Podem dever-se a alterações hormonais durante o ciclo menstrual. Não indicam qualquer problema de saúde, mas podem surgir devido à utilização de alguns antibióticos ou de doenças como vitiligo ou hanseníase, por exemplo.
Lascadas
Se é fã de unhas pintadas, não estranhe! É um alerta para diminuir o uso de vernizes, acetonas e produtos químicos. Além disso, existe ainda a possibilidade de ser um sinal de carência de vitaminas, ferro, ácido fólico, desnutrição e doenças endócrinas ou problemas na tireoide.
Quebradiças
Anemia, dermatose ou até mesmo problemas na tiroide. Estas são algumas das possíveis causas.
Leia Também: Limão e não só. Três mezinhas caseiras que eliminam os fungos nas unhas
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com