Dor de garganta, tosse, aumento da mucosidade e febre são somente alguns dos sintomas associados à reação do corpo provocada pela ação do sistema imunológico contra vírus como o da gripe ou do SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, entre outras patologias infeciosas e bacterianas, reporta um artigo publicado pela BBC News.
Regra geral, quase todas as doenças que levam ao desenvolvimento de inflamações acabam por provocar esses sintomas comuns, que incluem igualmente fraqueza, dores musculares e dores nas articulares. Ora, o que causa todos esses sintomas é a reação inflamatória do corpo que tenta combater o 'invasor' externo.
Esta inflamação muscular acompanhada de fraqueza é denominada de miosite; enquanto mialgia é o nome que se dá à dor que afeta os músculos e articulações.
Leia Também: Covid-19: Novo tratamento pode proteger imunossuprimidos, diz estudo
De acordo com a BBC, a produção de uma reação imunológica contra um patógeno leva a que células específicas libertem uma ampla gama de proteínas, conhecidas como citocinas. As citocinas são responsáveis por regularem diversas atividades das células do sistema imunológico e de outros órgãos.
Essas proteínas integram um vasto sistema complexo de sinalização necessário para que as células do sistema imunológico produzam uma resposta imunológica, no entanto esta resposta também impacta noutros órgãos e tecidos.
Sendo que muitas dessas citocinas produzem inflamações não só na zona da infeção, mas também em outros órgãos, incluindo músculos e articulações. Como tal, em gripes e em outras infeções respiratórias, incluindo a Covid-19, são geradas dores musculares extremamente semelhantes àquelas provocadas pela artrite.
Entre essas citocinas, elucida a BBC News, a interleucina 1-beta (IL-1b), que produz febre, e as interleucinas 6 (IL-6) e 17 (IL-17), juntamente com o elemento de necrose tumoral alfa (TNF-a), são as mais relevantes quando se trata de entender as dores musculares. Mais ainda, nos casos de gripe e de outras infeções virais, níveis elevados de IL-6 nos músculos provocam comprovadamente dores.
Os cientistas creem assim que essas dores estão associadas à perda muscular produzida pela gripe, mas também a outras infeções capazes de originar rutura nas fibras musculares, conhecida como rabdomiólise. Essas ruturas musculares foram associadas a altos níveis de IL-6 ou TNF-a após essas infeções.
Leia Também: Os principais sintomas de Covid-19 em pessoas totalmente vacinadas