A perda auditiva, embora rara, e os zumbidos no ouvido podem estar associada à Covid-19 em alguns doentes, alerta um relatório realizado pelo Manchester Biomedical Research Centre (BRC), no Reino Unido, com base em 24 estudos sobre o tema.
Os cientistas sugerem que existe uma ligação entre o coronavírus e a audição. Dados do documento revelam que 7,6% dos doentes analisados perderam a audição. Outros 14,8% relatam zumbidos no ouvido.
Outro estudo britânico, que contou com o apoio da British Tinnitus Association e da American Tinnitus Association indica que 40% dos doentes infetados e que apresentaram sintomas do coronavírus tiveram, simultaneamente, uma zumbidos no ouvido.
Mas isso não é o pior. Existem relatos de doentes que perderam a audição após contraírem o vírus. O American Journal of Otolaryngology descreveu o caso de um doente assintomático que ficou surdo três dias após testar positivo para SARS-CoV-2.
Outro caso semelhante foi divulgado no BMJ Journal. Trata-se de um britânico, de 45 anos, que recebeu tratamento intensivo contra a Covid-19. O homem queixava-se de zumbidos e perda de audição do ouvido esquerdo desde que teve alta das unidades de cuidados intensivos. Submeteu-se a tratamento, mas apresenta melhorias pouco significativas.
O que fazer se apresentar sintomas de Covid:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Covid e gripe. Infeção simultânea aumenta em 2,4 vezes o risco de morte