Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Covid: 13% dos doentes hospitalizados com graves problemas neurológicos

Eis as conclusões de um estudo realizado pela Universidade de Boston.

Covid: 13% dos doentes hospitalizados com graves problemas neurológicos
Notícias ao Minuto

12:05 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Quase 13% dos doentes hospitalizados por Covid-19 durante o primeiro ano da pandemia desenvolveram sintomas neurológicos graves, segundo um estudo publicado na quarta-feira, 4 de maio, no jornal Critical Care Explorations.

Os investigadores, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, analisaram os dados de 16 225 pacientes em 24 países. Segundo o estudo, o Sars-CoV-2 foi responsável por causar disfunção de múltiplos sistemas de órgãos, incluindo o  nervoso. Os sintomas neurológicos ocorrem 'frequentemente', mesmo em doentes com sintomatologia leve. Em algumas pessoas podem permanecer como sintomas de Covid longa.

Os dados mostram que 1656 (10,2%) apresentavam encefalopatia no momento da hospitalização, 331 (2%) sofreram um AVC, 243 (1,5%) tiveram convulsões e a 73 (0,5%) pessoas foi diagnosticada meningite ou encefalite. 

"As nossas descobertas mostram que a encefalopatia na internação hospitalar está presente em pelo menos um em cada dez pacientes com infeção por SARS-CoV-2, enquanto AVC, convulsões e meningite/encefalite foram muito menos comuns", explica  Anna Cervantes-Arslanian, uma das autoras do estudo.

Estas manifestações neurológicas foram associadas a uma maior gravidade da doença, uma necessidade superior de intervenções na unidade de cuidados intensivo, mais tempo no hospital, uso de ventilador e maior mortalidade.

Leia Também: Covid-19: Mundo registou menor número de casos desde a variante Ómicron

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório