Atualmente, em Portugal, o uso de máscara já não é obrigatório, sendo somente necessário o uso do acessório nos transporte públicos, lares de idosos, farmácias e em unidades de saúde. Como tal, é importante saber onde deve guardar a máscara quando não a está a usar.
Segundo o site espanhol Meganotícias, muitos manuseiam a máscara erroneamente, fazendo com que a parte interna entre em contato com a face externa da máscara, provocando consequentemente a contaminação. Sendo que a atitude acertada é manejar o item o mínimo possível e evitar tocar no rosto.
Leia Também: Vai ter de se vacinar todos os anos contra o coronavírus? Toda a verdade
"Não nos devemos esquecer que o vírus pode permanecer ativo na camada externa da máscara por dias e, claramente, a contaminação cruzada pode ocorrer por não armazená-la adequadamente", conta Juan Ricardo Olivares CEO de uma empresa fabricante de máscaras.
O que não deve mesmo fazer
Ora, são muitas as pessoas que têm o mau hábito de guardar a máscara no bolso.
"Quando a coloca no bolso, a máscara acaba por perder o formato, especialmente a KN95, em que tanto o nariz como as bochechas ficam completamente vedados", disse Olivares.
Mais ainda, há que ter em conta que as máscaras possuem um tempo de vida útil, nomeadamente as cirúrgicas devem ser trocadas a cada 4 horas, já a KN95 pode ser usada até 8 horas.
Leia Também: Covid: Aprendizagem profunda pode tornar diagnóstico por raio-X "fiável"