Casa ecológica: Leve a sustentabilidade até ao seu lar
Sabe o quão importante é verificar a classificação energética de uma casa?
© Shutterstock
Lifestyle Ecologia
Ser sustentável é, atualmente, uma preocupação cada vez mais presente. Pode até dizer-se que... está na moda!
A propósito do Dia Mundial da Energia, a UCI Portugal [Unión de Créditos Inmobiliarios] lembra que "quando falamos em sustentabilidade, o pensamento mais comum é relacionar o tema com reciclagem, energias renováveis ou desperdício zero. Mas sustentabilidade é muito mais do que isso", pode ler-se em comunicado.
A sustentabilidade, defende em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, deve estar também presente nas nossas casas e para fazê-lo (e saber as suas vantagens) basta estar atento a estas três indicações:
Verificar a classificação energética na compra de nova casa
Quando compra uma casa é importante que faça uma aquisição que lhe garanta menores níveis de consumo de energia no seu dia a dia. Assim, é importante optar por uma casa com classificação energética A ou B.
Como sabê-lo? Sabia que é obrigatório apresentar o certificado energético quando um imóvel é colocado no mercado? Embora seja um aspeto muito importante na compra de casa, a UCI Portugal revela que o estudo 'Casa_PT' concluiu que 87,8% dos inquiridos não sabiam indicar a classe energética da sua casa.
Conhecer as vantagens de uma casa sustentável
Já pensou o quanto pode poupar na conta da energia se mantiver o Ar Condicionado ligado apenas se (muito) necessário? Quanto menos o fizer, melhor classificação terá a sua casa em termos de eficiência energética. Com uma melhor classificação, é possível utilizar menos energia, reduzindo o desperdício e os custos com a mesma.
"Para além da redução nas faturas de energia, outros dos principais benefícios de optar por uma casa com elevada eficiência energética são a valorização do imóvel, uma maior qualidade de vida num ambiente doméstico mais saudável, reduzir a pegada ecológica e, claro, o acesso a condições especiais de crédito habitação através das soluções de crédito habitação green", lembra esta instituição financeira.
Melhorar a eficiência energética do imóvel
Mesmo quando a classificação energética da nova habitação não seja a mais indicada, é possível realizar obras de forma a melhorar a eficiência energética do imóvel.
Desta forma conseguirá com as obras não só melhorar a aparência da sua casa, como também valorizá-la, otimizar as poupanças energéticas a longo prazo e proteger o meio ambiente.
Leia Também: Sabia que a organização da sua casa influencia o seu bem-estar?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com