A FIL - Feira Internacional de Lisboa foi o local escolhido para receber, entre 25 de junho a 3 de julho, a FIA (Feira Internacional do Artesanato) Lisboa. O evento vai dar a conhecer o artesanato de mais de trinta países, 'workshops', trabalhos ao vivo, gastronomia e vinhos.
A maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa vai estar distribuída por três pavilhões.
No pavilhão 1 encontra artesanato nacional, uma exposição do IEFP e uma mostra de alguns dos premiados do concurso, feito pela organização, sobre a temática do artesanato tradicional e contemporâneo.
O pavilhão 2 contará com artesãos de variadas nacionalidades. Já o pavilhão 3 destaca os sabores tradicionais de diferentes regiões do país.
O calendário de atividades é extenso e está disponível online. Entre os destaques estão a conferência sobre eco design e sustentabilidade aplicados ao calçado, a decorrer no dia 27 de junho, às 15h30. A célebre renda de frioleira será objeto de um 'workshop' no dia 25 de junho, às 17h, com orientação de Cristina Reboleira. No dia 28 há workshops de bordados das Caldas (17h00) e dos inconfundíveis lenços de namorados do Minho (20h00h).
Em exposição, no pavilhão 1, estará o maior vestido de cortiça do mundo, com uma extensão total de 17 metros.
A.CERTIFICA também participa no evento com trabalhos ao vivo de filigrana portuguesa (25 e 27 de junho) e renda de bilros (28 de junho 3 de julho).
Também não vai faltar a habitual área de tasquinhas regionais, com produtos típicos como a alheira de Mirandela, os queijos e presuntos da Serra da Estrela e os enchidos alentejanos, entre outros.
O evento também vai dar a conhecer restaurantes regionais do Alentejo e do Norte de Portugal e a doçaria típica de diversas regiões do país, como os ovos-moles de Aveiro.
Leia Também: Música, vinho e gastronomia ocupam Jardins do Palácio de Cristal