Escapadinhas: 6 paragens obrigatórias na Beira Baixa
Está a planear uma escapadinha? Leia com atenção.
© DR
Lifestyle Roteiros
Se estiver a fazer planos para as férias, temos mais uma sugestão para si: um roteiro que permite descobrir seis locais "inusitados" na Beira Baixa. Viana do Castelo, Idanha-a-Nova e Proença-a-Nova são algumas das paragens.
Há muito para visitar e provar nesta região incluindo praias fluviais, passeios pedestres, gastronomia tradicional, "mas também muito segredos bem guardados", lê-se em comunicado.
O roteiro começa em Louriçal do Campo, Castelo Branco, em plena Serra da Gardunha, a mais de mil metros de altitude. É lá que encontra ponto mais ‘instagramável’ da zona é o (gigante) baloiço do Castelo Velho instalado num ponto estratégico: um miradouro com vista privilegiada. Também é obrigatória uma paragem na Praia Fluvial do Sesmo, que fica na aldeia que lhe dá nome, e que devido à proximidade à Aldeia do Xisto de Sarzedas, é uma praia rodeada por montes e vales característicos da Zona do Pinhal Interior.
Leia Também: Cinco miradouros imperdíveis em Lisboa
O Miradouro do Cabeço do Mosqueiro, em Oleiros, é a próxima paragem do roteiro. "É o local ideal para um piquenique e para assistir a um deslumbrante pôr do sol." Começam aqui os Passadiços do Orvalho, um trilho pela natureza que o leva até locais como a Cascata da Fraga da Água d’Alta e a Lagoa das Lontras. Pode ainda visitar a Praia Fluvial de Cambas, banhada pelo rio Zêzere, com uma cascata e ótimas infraestruturas para praticar como futebol, vólei de praia e atividades náuticas.
Em Penamacor, na Serra da Malcata, "há um tapete verde à sua espera" e a Zona Balnear do Meimão que tem como pano de fundo a Reserva Natural da Serra da Malcata. Esta praia fluvial tem uma piscina flutuante, "encaixada em plena albufeira da ribeira da Meimoa".
Já às portas de Monsanto, em Idanha-a-Nova, fica um "local mágico" conhecido por poucos: São Pedro de Vir-a-Corça. "Entre o silêncio, o granito esconde-se entre arbustos e sobreiros". Por lá pode visitar a Capela de São Pedro de Vir-a-Corça, um templo românico, ou um campanário de arco perfeito e sepulturas na rocha. Se quiser ir a banhos vá até à Zona Balnear do Pego, inserida no Parque Iconológico de Penha Garcia, trata-se de uma piscina natural rodeada por estratos fósseis com cerca de 480 milhões de anos.
Monsanto, Idanha-a-Nova© DR
O guia também inclui a Serra das Talhadas, em Proença-a-Nova, onde todos os visitantes são convidados a subir a torre de estrutura metálica do arquiteto Siza Vieira, com 16 metros de altura. Por lá, pode explorar a Via Ferrata da Serra das Talhadas, a mais extensa de Portugal, com cerca de 2.190 metros na totalidade. Há também trilhos de enduro BTT e rampa para auxílio à prática de desportos como parapente. A Aldeia do Xisto de Figueira é de visita obrigatória e fica lá perto.
A última recomendação é o Monumento Natural das Portas de Ródão, em Vila Velha de Ródão, com um cenário em que o rio Tejo é o protagonista. Pode participar numa viagem de barco ou partir à descoberta da biodiversidade que se encontra nas encostas. É essencial que pare no miradouro junto ao Castelo do Rei Wamba e vá "conhecer as lendas do local".
Leia Também: 'Velocidade Furiosa'. Conheça os locais de filmagem da saga em Portugal
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com