Existe uma grande variedade de tratamentos recomendados a pessoas com depressão, alguns envolvem medicamentos e outros não. Agora está a ser estudada a hipótese de 'receitar' natação ao ar livre, como um tratamento alternativo para este problema.
É um trabalho de uma equipa da University of Portsmouth que vai trabalhar em parceria com a Sussex Partnership NHS Foundation Trust, no Reino Unido. O exercício físico já era recomendado, pelo sistema nacional de saúde britânico, para pessoas com doenças mentais.
O objetivo dos cientistas é entender quais são os benefícios da ecoterapia - intervenção terapêutica através da natureza - em pessoas com depressão.
Já foi provado, anteriormente, que a imersão em água fria reduz os níveis de stress e é, por isso, que os investigadores querem perceber se terá melhores ou os mesmos efeitos, que os medicamentos ou até sessões de terapia, em pessoas com depressão.
Agora, os investigadores estão à procura de voluntários que vão participar em aulas de natação no Parliament Hill, em Londres, no Lenches Lake, em Worcestershire, e em Saunton, no norte de Devon.
Os resultados obtidos vão ser comparados com um grupo que utiliza os tratamentos existentes para a depressão.
Leia Também: Depressão motivou uma cada cinco hospitalizações por doença mental