Grande parte das pessoas pode não saber que tipo de sangue tem, mas a verdade é que existe um que o protege mais das infeções por Covid-19. Desde o início da pandemia que têm sido feitas várias pesquisas neste sentido. Um estudo recente mostrou que há um tipo mais protetor. Descubra qual.
Logo em 2020, os cientistas tentaram perceber a relação entre o tipo de sangue (A, B, AB ou O) e a Covid. Segundo um estudo publicado na PLOS Genetics, as pessoas com tipo de sangue A estavam mais propícias a ter doença severa.
Leia Também: Covid-19. Muitos infetados com a Ómicron não sabiam que estavam doentes
Nesse mesmo ano, um estudo do jornal Blood Advances afirmou que quem tinha sangue tipo O estava mais protegido. Também antes da chegada das vacinas, outra pesquisa da universidade de Columbia indicou que este tipo se revelava o mais protetor contra as infeções.
Mais recentemente, um estudo publicado na editora científica Frontiers confirmou as anteriores pesquisas: pessoas com tipo de sangue A mais vulneráveis; e pessoas com tipo O mais resguardadas.
“É claro que o tipo O é mais protetor até certo ponto. Ainda assim, não acho que seja um problema ter tipo A ou B. As pessoas só não têm é sangue tipo O”, explicou Mark Udden, professor no Baylor College of Medicine em Houston.
Apesar destes resultados, nenhuma pesquisa feita até agora conseguiu perceber o que explica realmente esta relação entre o sangue e a proteção contra a doença grave.
Leia Também: Sete alimentos que pessoas com diabetes devem evitar