É considerada, por muitos, a refeição mais importante do dia, no entanto, pode ser difícil escolher o que comer. Para ajudar investigadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, criaram um 'FoodCompass', um guia onde identificam os alimentos mais, e menos, saudáveis e que deve ter em conta na hora do pequeno-almoço.
Foram analisados mais de oito mil alimentos e classificados com pontuações entre 0 e 100 (dada aos mais saudáveis). Para cada um, foi traçado um perfil nutricional que incluiu diferentes parâmetros como vitaminas, minerais, fibras e proteínas.
Segundo o jornal The Independent, os investigadores consideraram saudáveis os alimentos com uma pontuação igual ou superior a 70, no entanto, afirmam que aqueles com menos 30 devem ser evitados.
A lista inclui alimentos que, normalmente, se comem ao pequeno-almoço, como os cereais 'Cheerios', que conseguiram 70 pontos. Já framboesas tiveram 100 pontos, assim como sumo de aipo, salmão cru, abacate, feijão vermelho e brócolos crus.
Os ovos escalfados ou cozidos, muito populares ao pequeno-almoço ou 'brunch', só conseguiram 51 pontos, já a refrigerantes, doce em torrada de pão branco, 'fudge' e salsichas, só foi atribuído um ponto, em 100, diz o jornal.
A pontuação geral de todos os alimentos foi de 43, 'snacks' e sobremesas ficaram no fundo da lista, já frutas, vegetais e legumes foram os grupos mais bem pontuados. Carne vermelha teve apenas 25 pontos, a de aves conseguiu 43 e peixe e marisco conseguiram 67 pontos.
Leia Também: Os shots de gengibre têm mesmo benefícios?