Todas as pessoas que fazem depilação, sabem como os pelos encravados podem ser irritantes, por isso, é muito útil saber o que fazer quando aparecem. A revista Self consultou diferentes entendidos no assunto para lhe explicar tudo o que precisa de saber para tratar e prevenir este problema.
Primeiro, é importante saber que isto acontece quando o pelo, ao crescer, tem dificuldade em romper a cama mais superficial da pele, por isso, curva-se e fica por baixo da pele. Com o passar do tempo, este pelo encravado pode provocar sintomas como inflamação, pus, dor ou sensibilidade, comichão e hiperpigmentação.
É um problema que pode, no geral, ser tratado em casa, mas é necessário garantir que se tem cuidado porque, se não o fizer corretamente, pode desenvolver uma infeção. Por isso, só deve remover um pelo encravado sozinho, se o conseguir ver a 'espreitar' por baixo da pele, diz a revista. Ou seja, se não o vir, não vale a pena ir procurá-lo, porque vai piorar a situação.
Leia Também: Cinco alternativas acessíveis ao óleo corporal que as famosas não largam
Como remover um pelo encravado:
- Não faça a depilação na área, até que o pelo seja removido, ou desapareça sozinho.
- Coloque uma compressa com água quente no local. Vai acalmar a inflamação, a comichão e facilitar o processo, quando remover o pelo.
- Exfolie a área, levemente, para remover as células mortas da pele e incentivar o pelo a sair sozinho.
- Remova o pelo com uma pinça, limpa e desinfetada, apenas se o conseguir ver e não insista se não o conseguir tirar.
- Quando conseguir tirar o pelo aplique algum tipo de creme com ingredientes anti-inflamatórios na área como aloé vera, por exemplo. Vai acalmar a pele e prevenir irritações.
No entanto, se o pelo for persistente e estiver a provocar muitos sintomas, nomeadamente, dor e irritação, o melhor é ir ao dermatologista. Assim, o especialista vai garantir que é removido, em segurança, e não causa mais problemas.
Já se começar a ver que o pelo está a ficar demasiado inflamado, vermelho e com pus amarelado ou esverdeado, é sinal que está infetado. É muito provável que a infeção desapareça sozinha, diz a revista, mas para acelerar o processo pode limpar a área com sabão neutro e água e aplicar uma compressa morna, durante 10 a 15 minutos, três vezes ao dia.
Leia Também: Qual é a diferença entre ter a pele seca e a pele desidratada?
Como prevenir pelos encravados:
- Se faz a depilação com lâmina, no duche, tente fazê-lo no fim, quando o pelo está mais macio. Também é importante que use sempre algum produto, como gel de depilação, para ajudar no processo. Assim vai prevenir irritações.
- Opte por fazer a depilação com cera. É o método que menos provoca pelos encravados, no entanto, mesmo que o faça, precisa de exfoliar a pele regularmente, prevenindo a acumulação de células mortas na pele e pelos encravados.
- Fazer a depilação a lazer é a melhor opção para quem tem este problema frequentemente.
Leia Também: 'Gua sha': Os benefícios da popular 'ferramenta' de beleza