Uma boa noite de sono só traz benefícios. Um novo estudo apresentado em Barcelona durante o ESC Congress, da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC em inglês), revelou que nove em cada 10 pessoas não dorme bem. Existem algumas doenças que podem ser evitadas se dormir melhor. Saiba quais são as que corre o risco de vir a ter.
“A importância da qualidade e quantidade do sono para a saúde do coração deve ser ensinada desde cedo”, explica o médico Aboubakari Nambiema, um dos autores do estudo.
Leia Também: Maus hábitos de sono em adolescentes podem estar associados a obesidade
A pesquisa indicou que derrames cerebrais (AVC) e ataques cardíacos estão entre as consequências mais graves que pode vir a ter com consecutivas noites mal dormidas.
O estudo contou com um total de 7.200 participantes entre os 50 e os 75 anos. A pesquisa foi feita ao longo de três anos. Ao todo foram 274 os participantes que desenvolveram uma doença cardíaca.
Quem afirmou ter uma qualidade de sono boa acabou com 75% menos de hipótese de vir a ter um acidente vascular ou um ataque de coração. Os investigadores concluíram que grande parte destas doenças poderia ser evitada com uma melhor qualidade de sono.
“Também descobrimos que a grande maioria das pessoas tem dificuldades em dormir. É necessária uma maior conscientização sobre a importância de um bom sono para manter o coração saudável”, continuou o médico.
Leia Também: Quer dormir melhor? Pode ser boa ideia mudar a posição da cama