Esteja tempo ao acordar, sobretudo se desperta mais cansado do que quando se deitou. A fadiga é um dos sintomas da falta de vitamina B12 em quase 86% dos casos, segundo um estudo publicado no British Journal of Nursing, com base num inquérito feito a aproximadamente mil britânicos.
De acordo com os dados do questionário, 96% dos inquiridos relataram 'fadiga invulgar'. Além disso, 86% dos inquiridos queixaram de 'cansaço ao acordar'. Outros apontaram queda de cabelo, úlceras na boca ou visão turva (30%).
Leia Também: A falta desta vitamina dispara (sorrateiramente) o risco de demência
Mas, afinal, qual a importância desta vitamina, cujas principais fontes são a carne, peixe, ovos, o leite e seus derivados? "A importância da vitamina B12 reside no facto de ser essencial e imprescindível para a hematopoiese, isto é, para a síntese dos elementos figurados do sangue e suas funções e para o normal funcionamento do sistema nervoso central e periférico", pode ler-se no portal da rede de saúde Lusíadas. Além disso, "desempenhará, ao que se pensa atualmente, um papel importante para a normal densidade óssea".
Embora sejam raros, há casos em que a carência de vitamina B12 pode ser fatal. "Regista-se principalmente em demências ou paraplegias por défice de vitamina B12 e tanto de forma direta, como acontece em qualquer demência, como indireta, pelas complicações que ambas as situações acarretam, como imobilidade, úlceras de pressão, infeções."
Veja abaixo outros sinais de falta de vitamina B12:
- Falta de forças;
- Falta de ar;
- Angina de peito;
- Problemas de atenção e concentração;
- Falta de memória;
- Sensação de formigueiro;
- Perturbações da marcha;
- Grave fraqueza muscular dos membros inferiores.
Leia Também: Saúde num copo. Aprova esta receita rica em vitamina C?