Como é que um problema nas gengivas pode afetar o coração? À partida diria que seria quase impossível, mas a verdade é que pode acontecer. Segundo um estudo publicado no Journal of Periodontology, pessoas com periodontite têm maior risco de sofrer com doenças cardiovasculares.
Leia Também: Sobreviver a um ataque cardíaco? O melhor é ter os dentes bem tratados
Mas afinal, o que é a periodontite? "É uma infecção grave da gengiva que danifica o tecido mole e, sem tratamento, pode destruir o osso que sustenta os dentes", explica o portal Mayo Clinic.
Pode levar a que os dentes fiquem mais fracos e até à necessidade de os retirar. "Por norma, é o resultado de uma má higiene oral. Deve escovar pelo menos duas vezes por dia os dentes e usar fio dental. Reduz, desta forma, as hipóteses de desenvolver a doença e aumenta as possibilidade de cura, se for necessário tratamento."
A ligação entre as gengivas e o coração é explicada pelos problemas que pode causar nos vasos sanguíneos. "Se uma pessoa não está a receber um bom fluxo sanguíneo para as gengivas é provável que venha a desenvolver periodontite, e o inverso também se verifica. Esta inflamação pode levar ao aparecimento de doenças cardíacas", explica o médico Rahul Aggarwal.
Assim que se verificar periodontite, o melhor tratá-la de imediato. "É importante reduzir a inflamação, ajudar o fluxo sanguíneo e melhorar a saúde oral no geral."
Leia Também: Pessoas com má higiene oral estão mais em risco de vir a ter Alzheimer