Os intestinos são muitas vezes conhecidos como um 'segundo cérebro'. Mantê-los saudáveis é importante para o funcionamento de todo o organismo. Existem alguns hábitos que podem causar doenças intestinais. O melhor é ter cuidado com a alimentação e rever o que está a comer.
Leia Também: Intestinos doentes? Os sinais a que deve estar atento
O The Healthy falou com a médica Patrícia Kolesa para perceber os piores erros que está a fazer e que prejudicam a saúde intestinal a curto e longo prazo.
Não beber água suficiente
“A água ajuda a fornecer os nutrientes dos alimentos para as diferentes partes do corpo, mas também ajuda na remoção de resíduos”, explica. Sem uma hidratação adequada, as toxinas podem acumular-se no organismo.
Não consumir probióticos
“Os probióticos são as 'boas bactérias' que se encontram nos intestinos. Aumentam a imunidade e a saúde geral do intestino”, continua.
Não come o suficiente durante o dia
“Quando não comemos o suficiente ou 'saltamos' refeições, a tendência acaba por ser uma alimentação mais rápida e pouco cuidada. O ideal é fazer uma refeição equilibrada entre três a quatro horas.”
Bebe demasiado álcool
“Aumenta o desenvolvimento de doença hepática alcoólica, bem como de outras doenças como o cancro gastrointestinal.”
Tem uma dieta pobre em fibras
“Quanto mais bactérias saudáveis ingerir, melhor será para sua saúde. Alguns estudos mostram como a fibra contribui para a diversidade microbiótica intestinal.”
Leia Também: O poderoso sumo que melhora o funcionamento do intestino