O ioga e a meditação é recomendado a todas as pessoas, no entanto, é provável que exista um grupo que beneficiaria mais deste exercício. Investigadores afirmam que o ioga pode ajudar pessoas diabéticas a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Para o estudo, disponível online, foram analisados dados relativos a mais de 20 ensaios clínicos, realizados em todo o mundo, entre 1993 e 2022.
O objetivo de todos eles foi entender o impacto de exercícios como o ioga, em pessoas com diabetes tipo 2, que também estavam a fazer tratamento com medicação.
Para chegarem a conclusões os investigadores compararam os resultados obtidos por este grupo com outro onde os participantes apenas tomavam medicação.
Leia Também: Perder peso só é benéfico para pessoas obesas ou com excesso de peso
Então, foi possível perceber que práticas, como ioga e meditação, diminuíram significativamente o açúcar no sangue dos diabéticos. Aliás, os investigadores observaram uma redução de 0,84% na hemoglobina, um marcador para os níveis médios de açúcar no sangue nos últimos três meses, explica a Study Finds, plataforma especializa da divulgação de estudos científicos.
Concluíram ainda que o ioga foi o exercício mais praticado e, por isso, conseguiu melhores efeitos, reduzindo a hemoglobina, em 1%. Estas descobertas sugerem que estas práticas podem vir a ser uma alternativa adequada para pessoas que não querem recorrer a medicamentos.
"Esta pode ser uma ferramenta importante para muitas pessoas porque a diabetes tipo 2 é um grande problema crónico de saúde e não estamos a fazer um trabalho bom o suficiente para o controlar", diz uma das autoras do estudo Fatimata Sanogo, em comunicado.
Leia Também: Quinoa pode ajudar a reduzir o risco de diabetes, diz estudo