Anualmente é assinalado, a 16 de outubro, o Dia Mundial das Doenças Reumáticas, existem várias, mas uma das mais conhecidas é a artrite reumatoide.
Trata-se de um distúrbio inflamatório crónico, explica a Mayo Clinic, organização americana sem fins lucrativos, na área de serviços médicos, acrescentando que pode afetar as articulações e não só. Já que, em algumas pessoas, o problema se manifesta numa grande variedade de sistemas incluindo a pele, olhos, pulmões, coração e vasos sanguíneos.
Leia Também: Sofre de artrite reumatoide? Então, tem mesmo de ler este artigo
É uma doença autoimune que afeta "o revestimento das articulações, causando um inchaço doloroso que pode eventualmente resultar em erosão óssea e deformidade articular", explica a entidade. Como pode afetar (e muito) a saúde e qualidade de vida é importante saber reconhecer os sinais e sintomas.
Sinais e sintomas de artrite reumatoide:
- Articulações sensíveis, quentes e inchadas
- Rigidez articular que geralmente é pior pela manhã e após inatividade
- Fadiga, febre e perda de apetite
Normalmente, quando a doença está no início afeta as articulações mais pequenas, especialmente aquelas que ligam os dedos às mãos e os dedos dos pés aos pés.
No entanto, segundo a Mayo Clinic, quando a doença progride, os sintomas começam a espalhar-se por outras partes do corpo como pulsos, joelhos, tornozelos, cotovelos, ancas e ombros.
Leia Também: Mitos sobre artrite reumatoide em que não deve acreditar