Problemas nos ossos. Os sinais de alerta a que tem de estar atento
O melhor é perceber os sintomas para evitar algumas patologias.
© ShutterStock
Lifestyle Saúde
A osteoporose é um dos problemas que associamos aos ossos. Por vezes, diz-se que é uma doença de ‘velhos’, mas a verdade é que não é bem assim. Outras patologias podem surgir caso não tenha os ossos saudáveis e existem sinais que o podem indicar.
Leia Também: Beba este sumo 'bomba' para ter ossos mais fortes
O portal Reader’s Digest reuniu alguns dos sintomas que podem significar que está com alguma doença. Uma alimentação saudável e exercício físico acabam por ser fundamentais. Ainda assim, o melhor é estar atento.
Unhas quebradiças
Pode ter várias causas, mas uma das mais comuns é a falta de colagénio. “É uma proteína que suporta a pele e o esqueleto”, explica o portal. Uma alimentação saudável pode ajudar a repor os níveis.
Gengivas a recuar
“As gengivas retraem à medida que o maxilar perde força e massa óssea. O maxilar é a âncora de seus dentes, então, quando enfraquece, as gengivas podem soltar-se dos dentes.”
Está a perder altura
Não é um mito: com a idade ficamos mais pequenos. Isso deve-se à perda de massa óssea. “A massa óssea diminui e a cartilagem entre os ossos desgasta-se ao longo dos anos.” Pode significar um enfraquecimento dos músculos que estão à volta da coluna.
Está com falta de força
Um estudo mostrou que a perda de força nas mãos era indicativo da perda de densidade mineral óssea. “Pode sempre treinar a força.”
Tem fraturas quando não deveria ter
“Pode ser um sinal precoce de que tem osteoporose, por exemplo.” É um sinal de fraqueza nos ossos, partir num pequeno incidente.
Tem muitas cãibras e dores musculares
Pode ser um sinal de deficiência de vitamina D. “As cãibras musculares são mais comuns nos pés e nas pernas. São frequentes durante a noite.”
Leia Também: É vegetariano? Saiba o que deve fazer para fortalecer os ossos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com