Quer saber qual será a altura de uma criança no futuro? Este teste ajuda
Por norma, é feita uma comparação com os pais, mas o segredo pode estar no ADN. Veja o que dizem os cientistas.
© ShutterStock
Lifestyle ADN
O ADN pode ser um melhor indicador para conseguir prever a altura de uma criança no futuro. Esta é a conclusão de um recente estudo publicado na revista Nature. Por norma, é feita uma média entre a altura dos pais, mas esta análise pode ser bastante mais viável.
Leia Também: Conhece o tipo de sangue que tem? Pode indicar algumas doenças futuras
A pesquisa usou o ADN de mais de cinco milhões de pessoas. Todos os participantes não viviam no continente europeu. “80% das diferenças de altura entre as pessoas são determinadas por fatores genéticos”, refere Loic Yengo, um dos autores do estudo.
“Ao usarem os dados do ADN os pediatras podem ter uma estimativa melhor do que olhar apenas para os pais biológicos”, continua.
Esta análise pode vir a ser importante para outros casos. "Conseguimos um feito ao estudar o ADN de mais de cinco milhões de pessoas. Os estudos genéticos são revolucionários e podem ser a chave para resolver muitos desafios globais de saúde”, refere Eirini Marouli, outra das responsáveis pela pesquisa.
"Se pudermos mapear partes específicas do genoma para certas características, abriremos a porta para tratamentos direcionados e personalizados no futuro, que podem beneficiar várias pessoas”, continua.
Leia Também: Os molhos que só fazem subir o açúcar no sangue
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com