Para a diabetes é importante um controlo mais rigoroso dos níveis de açúcar no sangue. Ainda assim, para quem não sofre desta doença, também convém que os equilibre. De certa forma, vai acabar por se sentir melhor, com mais energia e não ficará com fome facilmente.
Leia Também: Conhece o tipo de sangue que tem? Pode indicar algumas doenças futuras
“Equilibrar o açúcar no sangue ajuda a manter a energia equilibrada, equilibra as hormonas, evita a fome excessiva, ajuda a perder de peso e, em geral, mantém a saúde e o bem estar”, explica a médica Amy Shapiro ao portal Cnet.
“Se estiver com os níveis de açúcar equilibrados acaba por pensar em comida muito menos vezes”, continua. Ainda assim, deve evitar um consumo exagerado, já que vai acabar por se sentir mal.
“Assim que o açúcar aumenta no sangue, a insulina é libertada para ajudar as células a absorverem e usarem a energia”, conta Amy Shapiro. A melhor forma de equilibrar os níveis é combinar alimentos ricos em carboidratos e açúcar com proteínas, gorduras saudáveis e fibras.
Este equilíbrio pode ser feito logo no prato de forma a perceber que não irá aumentar em demasia o açúcar no sangue. Se não tiver forma de medir a glicose pode sempre anotar ao longo do dia o que comeu, que atividades fez e como é que se está a sentir.
Leia Também: Sabe que tipo de sangue tem? Pode ser mais importante do que pensava