Estudo identifica coágulos raros por causa da vacina da Covid-19

Saiba o que dizem especialistas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
31/10/2022 07:47 ‧ 31/10/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Coronavírus

Um novo estudo, publicado recentemente na plataforma BMJ, aponta para uma possível ligação entre a vacina da Covid-19 e casos de formação de coágulos sanguíneos.

Os investigadores analisaram dados de mais de 10 milhões de adultos de França, Alemanha, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Todos os indivíduos receberam, pelo menos, uma dose de uma vacina contra a Covid-19 (AstraZeneca, Pfizer, Moderna ou Janssen), entre dezembro de 2020 e meados de 2021.

Leia Também: Nova sublinhagem da Ómicron deve passar a ser a dominante em Portugal

Depois, a equipa comparou as taxas de trombose e de trombose com trombocitopenia entre as vacinas de adenovírus (AstraZeneca ou Janssen) e as vacinas de mRNA (Pfizer ou Moderna), 28 dias após a vacinação. A análise mostrou um aumento de 30% no risco de trombocitopenia após a primeira dose de AstraZeneca em comparação com a Pfizer.

Os cientistas apontam também para um aumento do risco após a primeira dose da vacina Janssen, face à da Pfizer, ainda que não seja substancial.

A condição, conhecida como trombose venosa trombocitopénia, ocorre quando alguém apresenta coágulos sanguíneos (trombose), assim como um baixo número de plaquetas no sangue (trombocitopenia). É muito rara, no entanto tem sido uma preocupação no que diz respeito a vacinas baseadas em adenovírus, ou seja, que usam um vírus enfraquecido para desencadear uma resposta imune. 

Leia Também: Covid-19. Marcelo já se vacinou e incentiva portugueses a vacinarem-se

O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:

Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.

Leia Também: Fármaco que combate vício em drogas pode ajudar a tratar Covid longa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas