O que é que faz com uma bola de ténis? Levá-la para um jogo com as raquetes seria a resposta mais óbvia. Contudo, não é a única utilização que têm. Da próxima vez, experimente massajar os pés com uma. Vai ver que só terá benefícios e que irá sentir menos tensão.
Leia Também: Acorda com dores no estômago? Cuidado que pode ser uma destas doenças
O portal Well and Good falou com a fisioterapeuta Daryl Thuroff para perceber melhor o alívio que este tipo de massagem pode trazer ao corpo.
Alguns dos que identifica logo à partida são o desconforto por usar sapatos de salto alto ou depois de ter estado todo o dia de pé.
Daryl Thuroff diz também que ajuda a aliviar o stress, liberta a tensão, melhora a circulação e reduz também a possibilidade de lesões nos pés. Alivar as dores nas costas é outro dos benefícios que este tipo de massagem podem trazer.
“Existem raízes nervosas que se ramificam desde as costas até aos pés. Está tudo ligado”, refere a fisioterapeuta. Traz benefícios, verdade, mas como é que a deve usar?
Daryl Thuroff explica que o segredo está na pressão que é feita através da bola na planta dos pés. Deve ainda juntar alguns exercícios de respiração. Explica que deve fazer este tipo de exercícios todos os dias, assim que chegue a casa.
Uma das formas mais práticas é sentar-se, com as costas direitas e colocar a bola no chão. Coloque-a no centro no pé descalço e enrole para a frente e para trás de forma suave. Outra das formas passa por fazer pressão, em vez de a rolar como no primeiro exercício.
Se fizer o exercício contra a parede consegue alongar melhor os dedos dos pés. Daryl Thuroff diz que pessoas com artrite reumatoide, infeções e algumas lesões nos pés não devem fazer este tipo de exercícios. Também quem está no início da gravidez deve evitar.
Leia Também: Dores nas costas. Quando é que se deve preocupar e ir ao médico?