Halloween é o dia favorito de muitas crianças (e adultos). É uma oportunidade incrível para escolher um disfarce assustador, mas também porque se comem muitas gomas, chocolates e outros doces, alimentos que não são muito amigos dos dentes.
Então, como doces e saúde oral não combinam, a equipa de Odontopediatria do Instituto de Implantologia partilhou um conjunto de dicas "para manter o sorriso de todas as suas pequenas bruxinhas e vampiros na melhor forma possível", lê-se em comunicado.
Leia Também: Dia das Bruxas. Só precisa de quatro ingredientes para provar este doce
Escolha as opções mais saudáveis
"Doces pegajosos tais como as gomas, caramelos ou pastilhas elásticas conseguem ser os mais assustadores desta temporada. Chocolate negro ou pastilhas de xilitol, que promovem o crescimento de bactérias protetoras dos dentes, são boas alternativas."
Selecione a melhor altura para comer os doces
"Comer os doces a seguir às refeições é sempre a melhor opção, uma vez que este é um período em que a produção de saliva aumenta, ajudando a minimizar os efeitos dos ácidos produzidos pelas bactérias presentes na cavidade oral."
Beba muita água
"O aumento do consumo de água neste período ajuda a combater os efeitos negativos dos doces. Além disto, uma vez que as crianças vão comer mais guloseimas, deve-se evitar beber refrigerantes ricos em açúcar."
Afaste os monstros assustadores da boca dos seus filhotes
"Após uma longa noite de doçuras ou travessuras, não se esqueça dos cuidados de higiene oral. A escovagem dentária deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao dia, durante dois minutos e com pasta fluoretada. A utilização do fio dentário também deve ser relembrada."
Cuidado com as cáries
"Com o consumo aumentado de doces, eleva-se também o risco de aparecimento de lesões de cárie. Por isso, esteja atento à cavidade oral do seu filho e procure um odontopediatra caso seja necessário."
Leia Também: Por esta não esperava. Cinco problemas nos dentes provocados pelo stress