Fazer exercício físico é sempre benéfico, mas é capaz de ter mais vantagens em alturas específicas do dia, pelo menos é o que diz um novo estudo. Investigadores afirmam que fazer exercício no final do dia reduz o risco de diabetes.
Para fazer este estudo, publicado na revista científica Diabetologia, foram analisados 775 homens e mulheres holandeses, com idades entre os 45 e 65 anos. Assim, conseguiram concluir que fazer exercício, regularmente, ao final do dia, melhora o controlo da glicose no sangue, entre adultos mais velhos.
Leia Também: Exercício físico pode aumentar eficácia da vacina contra a Covid-19
Todos foram divididos em três grupos, alguns fizeram exercício pela manhã (6h00-12h00), outros à tarde (12h00-18h00) ou à noite (18h00-24h00). Os dois últimos grupos conseguiram reduzir a resistência à insulina em 18 e 25%, respetivamente.
Também não foi encontrada uma diferença significativa entre a atividade física matinal e a que é distribuída, uniformemente, ao longo do dia.
“Estes resultados sugerem que o horário da atividade física ao longo do dia é relevante para os efeitos na sensibilidade à insulina. Outros estudos devem avaliar se o momento da atividade física é realmente importante para a ocorrência de diabetes tipo 2”, concluiu a equipa, em comunicado.
Leia Também: Fazer dois minutos de exercício por dia diminui risco de morte precoce