Um novo estudo publicado na revista Autoimmunity refere ter encontrado a causa para a artrite reumatoide: bactérias intestinais. A pesquisa tentou perceber a relação e deu algumas respostas no relatório publicado no final de outubro.
Leia Também: O hábito (pouco higiénico) que pode aumentar o risco de demência
Estudos anteriores diziam que a doença podia começar nos pulmões, na boca ou nos intestinos, sem nunca chegar a alguma conclusão. Desta vez a pesquisa focou-se nas bactérias dos intestinos.
O estudo concluiu que estes micróbios vivem nas mesmas áreas que os anticorpos que acabam por desencadear a artrite reumatoide. Foi levantada a hipótese de que estes anticorpos são criados para atacar as bactérias, mas acabam por fazer com que se espalhem para fora dos intestinos.
Uma das bactérias acabou por ser descoberta em 20% das pessoas que tiveram artrite. Os cientistas revelam que esta bactéria, até então desconhecida, pode não ser generalizada em toda a população.
Os investigadores acreditam que esta pesquisa pode ajudar a encontrar novas soluções de tratamento para esta patologia.
Segundo a Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a artrite reumatoide “caracteriza-se pela inflamação das articulações e pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular”.
Leia Também: Proteja-se. Hábito (muito simples) deixa os seus pés à prova de bactérias