Quando o colesterol se acumula nos vasos sanguíneos pode obstruir as artérias e provocar dor severa nas pernas ao caminhar claudicação). É, segundo especialistas da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, o "primeiro sinal percetível" e, se a situação não for tratada, os níveis elevados de colesterol podem resultar em doença arterial periférica (DAP).
Ao início, este sintoma pode passar despercebido, uma vez que a dor não é constante. A Mayo Clinic explica: "Começa durante o exercício e melhora em repouso. Contudo, à medida que a claudicação se agrava, a dor pode ocorrer durante o repouso", como consequência da progressiva redução do fornecimento de oxigénio.
Esse desconforto, segundo a rede de saúde CUF, "resulta da maior necessidade de oxigénio e nutrientes durante a marcha que não são suficientemente fornecidos pelas artérias obstruídas".
Leia Também: O colesterol alto não lhe dá descanso? Comece a beber este sumo caseiro
Mas, afinal, o que é a DAP? Trata-se de uma patologia de natureza obstrutiva do lúmen arterial, resultando num défice de fluxo sanguíneo aos tecidos. A principal consequência é a presença de sinais e sintomas característicos de isquemia (termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte específica do organismo).
Sem tratamento, a DAP pode evoluir para gangrena, resultando na amputação. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o tratamento inicia-se pela mudança no estilo de vida. Perder peso, parar de fumar e praticar desporto são aspetos fundamentais.
Outros sintomas de DAP, segundo a CUF:
- Sensação de dormência ou fraqueza nas pernas;
- Pés e pernas mais frios e/ou mais pálidos;
- Feridas que não cicatrizam;
- Dor nos pés ou nos dedos durante o repouso;
- Pele mais escura ou azulada;
- Disfunção erétil.
Leia Também: A bebida que tem sempre em casa e que é uma boa ajuda para evitar doença
O colesterol, por si só, não é uma doença. Recorde-se que existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL (o 'mau'). O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Quando está em excesso, o colesterol é responsável pelos depósitos de gordura nas paredes das artérias e um dos fatores de risco para a ocorrência de doenças cardiovasculares.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher