“Hoje não, já acordei tarde, amanhã logo vou correr.” E no dia seguinte outra desculpa. “Estou muito cansado, é melhor ficar para depois.” Um treino não ter de ser algo muito longo. A melhor forma de não arranjar pretextos para se exercitar é começar com planos mais curtos. Que tal 20 minutos?
Leia Também: Fazer dois minutos de exercício por dia diminui risco de morte precoce
O portal The Manual mostra-lhe alguns treinos de corrida que lhe vão tirar muito pouco tempo no dia. Qual é que vai ser a desculpa agora?
Uma corrida básica de 20 minutos
Acaba por ser um bom treino dependendo das metas que tiver. “Podem melhorar a saúde e a condição física e prepará-lo para corridas de um a cinco quilómetros", explica o portal.
Combine corrida e caminhada
É uma opção mais indicada para iniciantes. Assim irá conseguir recuperar o fôlego e voltar a correr por mais uns minutos. Não se esqueça dos alongamentos.
Uma corrida num plano inclinado
Correr numa subida traz os seus benefícios. Se não tiver muito tempo, esses 20 minutos serão certamente intensos se os fizer numa subida. Eleve os joelhos, faça passos mais curtos e incline-se ligeiramente para a frente.
Se estiver mau tempo, use a passadeira
Se tiver uma passadeira em casa, pode sempre correr durante 20 minutos num ambiente controlado. Caso o equipamento o permita, aumente um pouco a inclinação.
Corrida intercalada
Pode ser uma boa forma de treinar distâncias. Este método consiste em combinar diferentes velocidades durante os 20 minutos de treino. Comece com 90 segundos de corrida forte, depois 30 mais leve e por fim um minuto menos intenso. Faça pelo menos umas oito séries.
Leia Também: Fazer exercício nesta altura do dia reduz o risco de diabetes