É inegável. A máquina de secar é um aliado para os dias em que a chuva não dá tréguas e a roupa começa a acumular. Contudo, também é certo que, com tantas opções no mercado, nem sempre é fácil escolher o modelo que vai ao encontro do estilo de vida e necessidades de cada família.
Desde o design, a classe energética, a capacidade, os programas, são muitas as características que podem influenciar a escolha deste equipamento. A pensar nisso, a Miele partilha, em comunicado, cinco dicas que deve ter em conta.
1- Modelos disponíveis
"Em primeiro lugar, existem três tipos de máquinas: ventiladas, de condensação e de condensação com bomba de calor. Destas três, aquela que apresenta um menor consumo e custos de utilização é a máquina de condensação com bomba de calor. Este modelo exige menos manutenção que as restantes opções e seca a uma temperatura mais baixa, o que é vantajoso em termos de consumo, para o ambiente e, claro, para o cuidado da roupa. (...) Um dos pormenores das máquinas de condensação é o facto de terem uma gaveta para a água que deve ser despejada de vez em quando, contudo, no caso da marca alemã o tubo de condensação é incorporado com ligação ao esgoto, evitando a necessidade de esvaziar a gaveta."
Leia Também: Cinco erros básicos que (quase) todos cometemos a limpar a casa
2- Capacidade
"Uma máquina com a capacidade de oito quilos (kg) servirá na perfeição para uma família de duas ou três pessoas, já para uma família mais numerosa aconselha-se um modelo de nove kg."
3- Eficiência energética
"Um dos fatores mais importantes a ter em consideração é a classe energética do equipamento. Para tornar a secagem mais económica e ecológica, deve-se optar por um modelo de classe A. O investimento inicial pode ser superior, mas a longo prazo reflete-se na fatura da eletricidade. Outro ponto fundamental é a capacidade de retenção de humidade (...). Por vezes este equipamento está instalado em locais mais húmidos e, caso não tenham a capacidade de reter a humidade no seu interior, o espaço poderá ficar com manchas nas paredes. A capacidade de retenção de humidade é medida com a classe de eficiência de condensação presente na etiqueta energética. No caso marca alemã todos os modelos são A.
4- Programas
"Desde programas mais eficientes para tecidos delicados, secagens mais silenciosas e conectividade em rede, não vão faltar motivos para usar vezes sem conta uma máquina de secar roupa.
5- Conectividade
"A conectividade veio melhorar as experiências diárias com os eletrodomésticos. Atualmente já é possível fazer praticamente tudo a partir de um smartphone."
6- Durabilidade
"A durabilidade/longevidade do equipamento que adquirimos é uma excelente forma de sermos mais sustentáveis."
Leia Também: Vai mudar a sua vida. Aprenda a limpar o sofá com uma tampa de panela