Cientistas descobrem forma de detetar sensibilidade à quimioterapia

Graças a um novo estudo, encontrou-se uma proteína, nos tumores de cancro da mama, que pode ajudar a prever a sensibilidade a alguns tratamentos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
23/11/2022 10:16 ‧ 23/11/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Cancro da mama

Os tratamentos como quimioterapia têm, muitas vezes, influência no bem-estar geral. No entanto, uma equipa de investigadores descobriu que talvez seja possível detetar a sensibilidade de pacientes, com cancro da mama, a este tratamento. 

Publicada na revista científica Cell Death & Disease, a investigação conseguiu identificar uma proteína que, quando está presente, em grandes quantidades, nos tumores de cancro da mama, é um indicador que prevê a eficácia das terapias que danificam o ADN, como a quimioterapia. 

Leia Também: Cancro da mama. Exercício físico atenua efeitos secundários do tratamento

Para fazer esta investigação, a equipa analisou "uma variante específica de uma proteína, chamada p53, porque estudos anteriores mostraram que ela está presente em altos níveis no cancro da mama e está associada à sua recorrência", explica Luiza Steffens-Reinhardt, autora principal do estudo, em comunicado. 

Graças ao seu trabalho conseguiram entender que, ao aumentar os níveis dessa variante do p53, as células do cancro de mama deixaram de responder às terapias existentes, como a quimioterapia.

Isto significa, segundo a investigadora, que "a inibição dessa variante pode melhorar as respostas das pessoas aos tratamentos de cancro atualmente usados", acrescentando que recentemente, a equipa comprovou a sua teoria em seres vivos. 

"A principal razão pela qual as mulheres morrem de cancro da mama é a resistência ao tratamento", afirma. Por isso, estas descobertas são importantes e talvez ajudem, a longo prazo, a melhorar e adaptar as terapias. 

Leia Também: Cancro da mama não é igual para todos. Eis as diferenças e riscos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas