O óleo foi um dos produtos que mais aumentou nos últimos meses. Se antes muitas pessoas acabavam por o reutilizar e fritar de novo já depois usado, agora tinham mais um motivo para o fazer. Ainda assim, o melhor é deixar esta prática. Só está a fazer mal à saúde.
Leia Também: Os fritos que todas as pessoas com mais de 40 anos devem parar de comer
Segundo a Organización de Consumidores y Usuarios, uma organização espanhola, o óleo pode ser reutilizado até 25 vezes, mas em condições muito específicas.
Referem que precisa de ter uma fritadeira, que a temperatura deve estar sempre abaixo dos 180ºC, que não o deve deixar ficar frio e que deve ser usado em lotes contínuos.
Quem o usa, deixa arrefecer, guarda num recipiente e volta a usar mais tarde só está a fazer mal à saúde. O portal El Español indica que quando o óleo está com uma cor acastanhada não o deve usar.
Trata-se de uma reação química entre os açúcares dos alimentos e as altas temperaturas a que estão expostos. Faz com que o valor nutricional diminua muito, mas também traz outras consequências.
Segundo a Agencia Española de Consumo, Seguridad Alimentaria y Nutrición, pode potenciar a insuficiência renal, diabetes, absorção de substâncias cancerígenas, doenças cardíacas ou até problemas no sistema imunológico.
Leia Também: Jejum intermitente. Estudo alerta para os perigos da dieta da moda