Caminhar com bastões ajuda a queimar mais calorias. Saiba como
Pode parecer algo para os mais velhos, mas a verdade é que traz vários benefícios.
© Shutterstock
Lifestyle Caminhada
Caminhar, por si só, traz vários benefícios à saúde. É uma forma de fazer exercício e de se manter ativo. Já deve ter reparado que algumas pessoas usam bastões durante uma caminhada. É algo mais visto quando os terrenos são mais irregulares. A verdade é que este utensílio pode trazer vários benefícios.
"Fica um treino muito mais completo se adicionar apenas os bastões", conta ao jornal Today Jon Schultz, especialista em fisioterapia. “Trata-se de um tipo de atividade com níveis de lesões muito baixas”, continua.
Recomenda o uso deste utensílio se já faz caminhadas regularmente, se tem artrite, se quer melhorar a postura ou até em casos em que passe muito tempo em frente ao computador todos os dias.
Leia Também: Mal disposto depois de comer demais? Uma caminhada vai ajudar
O especialista fala em vários estudos que foram feitos e que relevaram os benefícios desta prática. Com estes bastões irá conseguir aumentar o número de calorias gastas e também elevar a frequência cardíaca do exercício
Ajudam ainda a aumentar o metabolismo e a ativar mais músculos enquanto caminha. Também a pressão arterial sai beneficiada.
"Ter os braços a mover-se, acaba por libertar a parte superior das costas. Muitas doentes do sexo feminino, com dores na parte superior do pescoço e nas omoplatas, notaram uma grande melhoria nessa zona depois de usarem os bastões em caminhadas", continua Jon Schultz.
Se não costuma caminhar, comece com exercícios de 15 a 20 minutos. Explica que se pode sentir com algumas dores depois dos primeiros treinos. Mais tarde, pode tornar algo regular, duas a três vezes por semana e durante 45 a 50 minutos.
Leia Também: O treino viral de caminhada que ajudou uma mulher a perder 13 quilos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com