As melhores (e piores) tendências de bem-estar de 2022
Todas surgiram no TikTok.
© Shutterstock
Lifestyle Bem-Estar
Ao longo dos últimos anos, o TikTok tem sido fonte de múltiplas tendências, relacionadas com os mais variados temas incluindo moda, música e, claro, bem-estar. Algumas tornaram-se virais, no entanto, é importante saber distinguir quais são, ou não, perigosas.
Felizmente, a CNN internacional falou com médicos e especialistas, com o objetivo de esclarecer tudo sobre seis das mais populares e as suas vantagens e desvantagens.
Leia Também: Produtos e tendências 'saudáveis' que lhe estão a danificar os dentes
A melhor...
A tendência da 'hot girl walk' tornou-se muito popular em 2021 e, até dezembro de 2022, já tinha acumulado três milhões de visualizações, diz a CNN. Surgiu no contexto dos confinamentos e consiste em caminhadas onde se aproveita para refletir sobre os aspetos positivos da vida.
Esta é, segundo Leana Wen, médica de urgências, uma ótima tendência porque andar tem muitos benefícios para a saúde mental e diminui o risco de várias doenças. "Em geral, qualquer coisa que estimule o exercício e o bem-estar mental será positivo para a saúde das pessoas", remata.
As piores...
'Quiet quitting' também esteve 'nas bocas do mundo' e tem, efetivamente, uma premissa boa porque reduz o stress. No entanto, abandonar silenciosamente as tarefas, no local de trabalho, não é muito sustentável ao longo do tempo. O melhor é estabelecer limites e avaliar prioridades.
Também foi muito divulgada uma bebida que, alegadamente, ajudaria a ter uma barriga lisa e aliviar a prisão de ventre. A tendência ficou conhecida com o nome 'internal shower' e a bebida é feita com duas colheres de sopa de sementes de chia, adicionadas a um copo de água, com sumo de limão fresco. Para terminar a bebida tem de 'descansar' durante 10 a 15 minutos.
Algumas pessoas afirmam que é algo eficaz, já outras começaram a sentir inchaço ou prisão de ventre ainda mais grave. "Os ingredientes da bebida podem explicar ambos os resultados", explica a Geoffrey A. Preidis, professor assistente de pediatria.
Isto significa que ninguém precisa de "algo chamado (um) 'chuveiro interno', só precisa de uma dieta rica em fibras e muita água todos os dias", acrescenta.
Leia Também: Saiba o que deve fazer para dormir melhor nos dias mais frios
Muitas pessoas procuram uma forma de não dormir com a boca aberta. A solução proposta, no TikTok, foi 'mouth taping', que consiste em usar um pedaço de fita adesiva para fechar a boca durante a noite.
Apesar da técnica facilitar a respiração nasal também tem algumas desvantagens. Para quem tem "apneia obstrutiva do sono, sim, isso pode ser muito perigoso”, diz o especialista em sono Raj Dasgupta. Além disso, uso de fita adesiva também pode levar à perda dolorosa de pelos faciais ou danificar os tecidos moles à volta da boca.
"Existem evidências limitadas sobre os benefícios desta técnica, e eu seria muito cuidadoso – e até conversaria com o médico antes de tentar", acrescentou.
Leia Também: 'Dry January'. Os benefícios de não beber álcool durante um mês
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com