Covid longa é um termo utilizado para descrever os sintomas que duram mais de quatro semanas após a infeção pelo vírus que lhe dá nome. Trata-se de uma condição diagnosticada em muitos adultos, no entanto, também afeta crianças.
Entre os mais novos, os sintomas mais comuns são fadiga e dores de cabeça, mas existem outros, como tosse e náuseas, explica o The Conversation.
Como este problema ainda é motivo de muitas dúvidas é importante estar atento e ter cuidado com os miúdos. Por isso, o 'website' reuniu alguns conselhos que vão ser muito importantes para todos os pais, nos próximos tempos.
Leia Também: Mulheres podem estar a confundir sintomas de menopausa e Covid longa
O que fazer para tratar (e apoiar) uma criança com Covid longa:
- Acredite no que a criança diz sentir;
- Procure ajuda na escola para garantir que está a ser bem acompanhada;
- Deixe a criança descansar e fazer as coisas a um ritmo mais lento;
- Experimente tratamentos que não envolvem medicação para atenuar sintomas como exercícios de respiração e limitar o tempo passado ao telemóvel;
- Ajude a criança a aceitar a situação e a evitar que se foque em pensamentos e sentimentos negativos. Caso seja necessário procure ajuda de um psicólogo;
- Esteja informado e sempre em contacto com um médico.
Leia Também: Estudo comprova que tratamento para a diabetes protege contra Covid longa
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Sintomas de Covid longa podem causar distúrbios de sono